Dicas e Novidades

As pulgas no verão

Os meses de calor são um período mais favorável ao desenvolvimento de pulgas, parasita que tem um ciclo muito variável, podendo levar de 12 a 190 dias para ser concluído. A temperatura ideal para seu desenvolvimento é de 21 a 27ºC, e umidade elevada é um fator facilitador. Além do clima estar bastante favorável para elas, uma pulga adulta tem capacidade de colocar 200 ovos!

Quando nossos animais são infestados (tanto cães quanto gatos), podem desenvolver algumas doenças. Muitos deles tem uma reação de hipersensibilidade à componentes presentes na saliva das pulgas, o que pode causar problemas na pele, que iniciam com prurido e podem progredir para infecções cutâneas e alopecia (perda de pelo).

E qual a diferença entre um cão ou gato que tem algumas pulguinhas e fica bem, e aquele que nem vemos a pulga e já começa com lesões graves? Alguns de nossos animais tem uma doença chamada Dermatite Alérgica a Picada de Pulga (DAPP), que é uma hipersensibilidade a componentes da saliva da pulga. Nesses animais, dependendo do grau da sensibilidade, uma única picada pode iniciar o problema. Não esquecendo algo importante: a pulga passa somente 5% do seu tempo no corpo do animal, então muitas vezes não vemos, mas elas estão presentes.

O tratamento depende muito do empenho do tutor, principalmente em animais muito sensíveis. Devemos eliminar as pulgas do cão sensível, de seus coabitantes e do ambiente, ao mesmo tempo e de forma contínua e permanente.

A boa notícia é que hoje em dia existem muitas opções de anti-pulgas, com diversas formas de administração e tempo de duração, para que você possa escolher o que melhor se adaptar.

pulga_Charles_Segat-2