Dicas e Novidades

Proteja seu gato contra a FeLV

O que é FeLV?

FeLV é a sigla para o vírus da leucemia felina. Ele é transmitido principalmente pelo contato direto entre os gatos, através da saliva e outras secreções. Nos gatos que se infectam e fazem a doença progressiva, ocorrem diferentes manifestações clínicas, incluindo anemia, imunossupressão e linfoma (câncer das células linfoides). A gravidade das manifestações depende da idade do felino, imunidade e tempo para o estabelecimento do diagnóstico. Geralmente os gatos mais jovens tem manifestações mais agressivas, às vezes fatais. Os sinais clínicos são inespecíficos, como diminuição do apetite, perda de peso ou apatia. Existe um teste imunoenzimático rápido para detectar o vírus no sangue.

O que podemos fazer?

Não existe cura para o vírus, os gatos que são positivos e ainda não manifestam doenças associadas, devem ser monitorados constantemente através de exames. Os gatos que manifestam alguma doença recebem tratamento para aliviar os sintomas e tratamento específico, quando disponível.

A boa notícia é que existe vacina para proteger os gatos negativos! Chamamos de quíntupla felina, ela é indicada para todos os gatos que tem risco de exposição ao vírus, como por exemplo, gatos com acesso à rua que podem ter contato com outros gatos da vizinhança ou gatos que vivem em ambiente onde serão introduzidos novos gatos. Os felinos precisam de duas doses iniciais e depois reforço a cada ano.

A Vets gostaria de ver todos os gatinhos bem protegidos e está com uma promoção nas próximas semanas: VACINE SEU GATO COM A QUÌNTUPLA FELINA COM 25% D DESCONTO!

***PROMOÇÃO FINALIZADA***

Não deixe de tirar suas dúvidas com o Médico Veterinário e solicitar essa vacina se o seu animal estiver em risco.

texto felv