Dicas e Novidades

A importância do sorriso do seu pet

A doença periodontal é uma doença inflamatória dos tecidos de suporte dos dentes, causada por microorganismos específicos, sendo um tema de preocupação tanto pela mobilidade e perda dentária, abscesso e mau hálito, como por possíveis alterações sistêmicas a nível de coração, fígado e rins. 

As causas são multifatoriais, incluindo microbiologia, comportamento, ambiente, fatores genéticos e sistêmicos. A placa dentária é o item primário para seu desenvolvimento, e são diversos os fatores que influenciam para que acumule: dentes supranumenários, má oclusão, comida macia, falta de higiene oral. Também há fatores que diminuem a resistência à infecção: doença metabólica, desequilíbrio nutricional, imunodeficiência. Estudos demostram que a doença periodontal pode afetar mais de 40% dos cães a partir de um ano de idade, e mais de 89% a partir dos 12 anos.

O tratamento envolve cuidados caseiros, como escovação, produtos retardantes de placa e dieta, além de terapia odontológica profissional.  A remoção da placa e do cálculo deve ser realizada para controle e prevenção. A doença é responsável pela maior causa de perda dentária em humanos e cães adultos, sendo envolvida com risco de desenvolvimento de diversas doenças sistêmicas.

 

Venha realizar uma avaliação odontológica na Vets, quanto mais cedo identificada alguma alteração, mais fácil será revertê-la!

 

cao sorrindo

 

Referências:

Albuquerque C, Morinha F, Requicha J, et al. Canine periodontitis: The dog as an important model for periodontal studies. Vet J. 2012.

Harvey, C. E. Periodontal Disease in Dogs: Etiopathogenesis, Prevalence, and Significance. Elsevier, 1998.

Kortegaard HE, Eriksen T, Baelum V. Periodontal disease in research beagle dogs–an epidemiological study. J Small Anim Pract. 2008.